A Oficina de Gestão para elaboração da Programação de Ações e Metas (PAM) para 2012 será realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de DST/AIDS, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), durante todo o dia, no Hotel Golden Park (Pituba).

A Programação de Ações e Metas é o instrumento para que sejam estabelecidos os recursos a serem utilizados pelo estado para o enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST)/HIV/Aids, conforme estabelecido em portaria do Ministério da Saúde, em dezembro de 2002.

A oficina para construção da PAM tem como principal objetivo discutir e definir as prioridades das ações do estado no âmbito das DST/Aids, além de aprimorar os processos de planejamento e programação dessas ações e, consequentemente, melhorar a resposta à epidemia destas doenças.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Jeane Magnavita, o processo de construção da PAM “é fundamental para a melhoria do sistema de saúde, e deve contemplar o maior número de parceiros envolvidos, sejam da sociedade civil e movimentos sociais ligados à luta contra a Aids, sejam parceiros governamentais intra e interinstitucionais, fundamentais para a formulação, implementação e acompanhamento da resposta ao enfrentamento da epidemia”.

Metodologia

A oficina utilizará a metodologia de trabalho em grupo, com foco nas discussões das metas e ações de quatro áreas temáticas: promoção/prevenção; assistência e diagnóstico; gestão; e parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC). Entre os assuntos que serão discutidos, está a regionalização da saúde.

Participam do encontro representantes do departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, das diretorias regionais de Saúde, coordenações municipais de DST/Aids, colegiados de Gestão Microrregional (CGMR), Conselho Estadual de Saúde, técnicos da Sesab e representantes da sociedade civil organizada, além de outros parceiros envolvidos nas questões relacionadas às DST/HIV/Aids.