A alegria das crianças e adolescentes diante da experiência de conhecer e até tocar animais como cavalos, vacas, cabras, carneiros, deixou as mães muito felizes com a visita à 24ª Feira Nacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, na manhã desta quarta-feira (30).

A atividade reuniu mais de 30 usuários do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e começou com as histórias da Árvore Encantada ‘Dr. Luptus’ sobre os cuidados com a natureza.

Para chegar ao parque, cada família levou sua criança ou adolescente, porque a atividade faz parte do Projeto ‘Vivendo a Vida’, do Cepred, que busca estimular o contato social com pessoas que não têm deficiências. O projeto envolve usuários do centro de todas as idades e organiza a ida dos usuários do Cepred ao cinema, teatro, supermercados, praias e eventos especiais.

Segundo a diretora do Cepred, Normélia Quinto, só é aceito convite para eventos desde que os usuários possam participar normalmente. “Fechar uma sessão de cinema ou de circo apenas para nossas crianças não nos interessa”.

Alegria dos pais

Embora cada família leve o filho para o local do evento, como acontece naturalmente na vida, profissionais do Cepred fazem o acompanhamento porque é uma oportunidade importante de avaliação do plano de reabilitação e de avaliação das habilidades socais e adaptativas. Na visita à Fenagro, a equipe do Cepred foi formada por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psicólogo.

As famílias são trabalhadas sobre a importância do projeto. Eunice de Oliveira Fogaça, 37 anos, mãe de Luis Oliveira, de 5, foi pelo segundo ano à Fenagro com o filho. Disse que a experiência é muito importante. Ela mora em Porto de Sauípe, e para chegar ao Parque de Exposições, contou com o suporte da Prefeitura de Mata de São João, que disponibilizou transporte.

Conceição Santos, 49, residente em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, levou o neto de 11 anos. Tomou o ônibus especial para acomodar a cadeira de rodas. “Se faço isso para levar meu neto ao Cepred, por que não fazer o mesmo para levar o menino para o lazer?”.

Quem também estava muito feliz com a experiência foi Luis Claudio Santana, 31. Ele está trabalhando na Fenagro e quando viu o filho Cláudio, de 5 anos, acompanhado pela mãe, disse que “isso é muito bonito”. O menino, com deficiência auditiva, é usuário do Cepred desde bebê.

As famílias demonstraram a importância da ida à Fenagro, registrando cada momento com suas câmeras fotográficas. Tudo era fotografado e até algumas crianças também ensaiaram fotos. Na próxima semana, as crianças e adolescentes usuárias irão ao Shopping Barra conferir a decoração de Natal, brincar e tirar fotos com Papai Noel.