O governador Jaques Wagner participou, nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento dos programas federais ‘Melhor em Casa’ e ‘SOS Emergência’, pela presidente Dilma Rousseff. Os programas, do Ministério da Saúde, são ações integradas que buscam a melhoria da gestão e qualificação do atendimento nos prontos-socorros em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

O programa “Melhor em Casa” foi inspirado no ‘Internação Domiciliar’, que já está em funcionamento no Estado da Bahia há três anos. Ao discursar, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a “inspiração” baiana do programa nacional. O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, participou da solenidade e recebeu cumprimentos do ministro Padilha.

O ‘Internação Domiciliar’ conta com 26 equipes em dez municípios. Jaques Wagner ficou satisfeito de o governo baiano ter inspirado o novo programa da presidente Dilma Rousseff, assim como aconteceu com o ‘Água para Todos’, que também se transformou em um programa nacional.

“Estender a experiência positiva por todo o país e também para outros municípios da Bahia é uma vitória de todos nós. Ainda este ano mais dois municípios do estado serão beneficiados com o programa. São eles, Camaçari e Guanambi”, afirmou o governador. Ele destacou que, durante esses três anos, o programa tem sido beneficiado com recursos exclusivos do Estado da Bahia.

O Programa de Internação Domiciliar (ID), iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), implantado em outubro de 2008, possibilita a prestação de assistência a pacientes que necessitam de cuidados especializados em seu domicílio, por equipes de saúde destinadas e treinadas para este fim.

Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa tem como objetivo ampliar o atendimento domiciliar do SUS, e ajudar a reduzir as filas nas emergências dos hospitais da rede pública. O governo federal quer que, até 2014, mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuem em todo o país.

Será investido R$ 1 bilhão para custear essas equipes de atendimento domiciliar. O programa começa com o cadastramento de 110 equipes de atenção domiciliar em todo país, e será executado em parceria do Ministério da Saúde com estados e municípios.

As cidades devem ter, no mínimo, 40 mil habitantes para receber recursos do programa. E seus gestores serão responsáveis pela contratação das equipes de atenção domiciliar. Este ano, o ministério deve repassar a estados e municípios R$ 8,6 milhões para implantação e manutenção do serviço de atendimento domiciliar.

Hospital Roberto Santos será parte do ‘SOS Emergência’

O Hospital Estadual Roberto Santos, em Salvador, será um dos 11 hospitais onde o ‘SOS Emergência’ terá início, anunciou em discurso a presidenta Dilma Rousseff. São hospitais de referências regionais, com mais de 100 leitos, com pronto-socorro e que realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais. Cada hospital receberá anualmente R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde. A meta é que a ação atinja as 40 maiores unidades do país, até 2014.

A presidenta Dilma destacou a importância do pacto de emergência republicana na área da saúde entre a União, Estados e Municípios. “Para fazer funcionar bem o SUS, é necessário essa parceria republicana que originou o SUS, e que hoje nós reiteramos no sentido de assegurar que a faremos para melhorar as áreas de emergência e de urgência do país”, afirmou.