Capacitar e qualificar servidores públicos da Secretaria da Segurança Pública que lidam com atividades correcionais será o objetivo de um curso promovido pela Corregedoria Geral da SSP em parceria com a Academia de Polícia Civil, a partir desta terça-feira (22) até a próxima sexta-feira (25), das 8h às 18h, na Acadepol, localizada na Mouraria, bairro de Nazaré, em Salvador.

Segundo informou o assessor-técnico da Coordenação de Capacitação Correcional da Corregedoria, major Daniel Santos, o tema central do evento será “Direito Administrativo Disciplinar e seus devidos processos legais”. Ele informa que a turma já está completa, com 36 alunos, principalmente servidores lotados no interior do estado, entre delegados, peritos, escrivães e investigadores.

“São os que apresentam maior deficiência na matéria”, afirma, acrescentando que a turma inclui ainda servidores dos quadros da Correpol e da Corregedoria do Departamento de Polícia Técnica (DTP), “por tratarem rotineiramente de atividades correcionais”.

O curso foi dividido em dois módulos (teórico e prático), com ênfase na parte prática. Segundo o major Daniel, os alunos poderão manusear peças e instrumentos próprios do processo administrativo disciplinar e da sindicância. “Eles vão aprender a elaborar, por exemplo, uma citação, uma intimação, a construir termos de declaração e de interrogatório e a redigir um relatório de um Processo Administrativo Disciplinar, conhecido como PAD”, explicou.

Seis delegados da Corregedoria Geral irão ministrar o curso e, ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão, além de um kit prático, com informações prestadas durante o treinamento e que irão auxiliá-los em atividades futuras.