Os 25 anos de criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) na Bahia serão marcados com um evento comemorativo nesta quinta-feira (17), no Fiesta Convention Center, homenageando mulheres baianas que atuam em defesa da causa feminina. Entre as homenageadas estão a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, a juíza Márcia Lisboa, da 1ª Vara Especializada em Atendimento à Mulher, a promotora Márcia Teixeira, do Grupo Especializado em Defesa da Mulher (Gedem), a deputada estadual Luiza Maia e a médica Maria Eunice Xavier Kallil, coordenadora da Rede de Combate à Violência.

A solenidade será aberta às 8h30, com pronunciamentos do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão. As homenageadas vão receber flores, placa comemorativa e botons da Polícia Civil durante o evento. O coral “Vozes do Engenho”, do Engenho Velho de Brotas, fará uma apresentação musical na abertura.

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Heloísa Brito, a diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), delegada Patrícia Oliveira, que coordena o evento no Fiesta Convention Center, e ex-delegadas titulares da DEAM também participam da solenidade comemorativa, a ser encerrada com uma apresentação do Coral da DEAM, formado por servidores da unidade de Brotas.

A primeira DEAM foi implantada em 1986, em Salvador, e 25 anos depois esse modelo de atendimento está presente em 13 municípios baianos. A primeira sede, no Boulevard Suíço, no bairro de Nazaré, inovou ao acolher mulheres vítimas de violência intrafamiliar e a orientar casais em conflito. Em 1992, passou a funcionar no Complexo Policial dos Barris e em 1996, foi para a sede atual, no Engenho Velho de Brotas.