O Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec) aprovou a liberação de R$ 7,5 milhões para projetos, sendo quatro deles para o futuro Parque Tecnológico. Os empresários e pesquisadores baianos que quiserem financiar suas ideias inovadoras já podem se candidatar ao programa, que tem previsão de liberar R$ 20 milhões.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa financia a aquisição de máquinas, softwares e equipamentos que potencializem a produção científica e tecnológica na Bahia.

Para se inscrever e submeter projetos ao Inovatec, o candidato deve acessar o site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e clicar no banner do programa, que fica do lado esquerdo da página. O formulário de inscrição, assim como modelos de projetos aprovados e regulamento, está disponível para download e preenchimento.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, essa linha de financiamento vai contribuir para a consolidação do Parque Tecnológico da Bahia, na medida em que algumas empresas que tiveram seus projetos aprovados vão participar da incubadora de empresas que funcionará no parque, como a NN Solutions, a Imago e a MK Serviços Odontológicos.

Além disso, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que teve o projeto Peçonhas do Semiárido da Bahia e seu Impacto na Inovação Biotecnológica aprovado, vai fazer parte dos laboratórios compartilhados dentro do Parque Tecnológico. O conselho do Inovatec aprovou também o diferimento de ICMS para a aquisição de equipamentos importados por parte de duas empresas baianas.