Mais de 60 moradores do bairro do Nordeste de Amaralina, que participaram de cursos de capacitação para o trabalho, foram certificados nesta sexta-feira (18), pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq), promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A cerimônia foi realizada na sede da Base Comunitária de Segurança, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro.

Foram oferecidos cursos de qualificação para camareiras, manicure e pedicure e cabeleireiro, com 200 horas de duração cada. Para Levi de Carvalho Alves, 40 anos, que já trabalhava como barbeiro, esta foi uma possibilidade de agregar conhecimento à profissão. “Agora já posso expandir meu trabalho. Aqui aprendi a fazer escova, técnicas de manuseio dos fios e me sinto preparado para conseguir uma vaga em qualquer empresa”.

A dona de casa Maria da Penha, 60 anos, também não perdeu tempo. Quando soube das oportunidades oferecidas no CSU, se inscreveu no curso de cabeleireira. “Agora, com a capacitação, vamos poder garantir nossa vaga no mercado de trabalho e tirar mais pessoas da comunidade da situação de pobreza”, acredita.

Pacto pela Vida

Segundo o coordenador do CSU, Evandro Pio, as ações fazem parte do programa do Governo do Estado Pacto pela Vida. Ele acredita que os cursos promovem a melhoria na qualidade de vida dos moradores, principalmente de jovens e mulheres, que são a maioria nas aulas. Enfatiza que o Planteq tem como objetivo qualificar trabalhadores, com foco prioritário em pessoas vulneráveis economicamente.

“Queremos inserir os trabalhadores baianos de bairros onde já tem a intervenção de ações do Pacto pela Vida no mercado de trabalho, para intensificar ações do programa e gerar emprego e renda para moradores dessas localidades. Começamos com a capacitação desde a implantação da base no Calabar. Aproximadamente 300 pessoas já foram qualificadas e até janeiro de 2012, mais 360 serão beneficiadas”, concluiu.