Oitocentos integrantes do programa ProJovem nos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Caetité, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Lagoa Real e Candiba participam neste sábado (19), no Ginásio de Esportes de Guanambi, município distante 796 quilômetros de Salvador, do Festival Cultural ProJovem Trabalhador – Olhares sobre o Brasil que Estou Construindo.

Coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), entidade executora do ProJovem na região, o festival pretende integrar os jovens, divulgar valores artísticos, reconhecer talentos por meio da música, teatro, cinema, cordel e outras modalidades artísticas. Além disso, incentivar a troca de idéias e conhecimentos sobre a produção cultural.

Na Bahia, o Projovem Trabalhador é implementado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa tem duração de 350 horas/aula, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.

A meta do Governo do Estado é qualificar 10 mil jovens baianos e inserir ao final do projeto, o mínimo de 30% desse total em atividades produtivas. Direcionado aos jovens entre 18 e 29 anos, o programa atende aos que estão em situação de desemprego e integrantes de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, com maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.