Uma equipe integrada por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), apresentou, na República Dominicana, na América Central, a experiência e a metodologia do Sinebahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho) para representantes do governo daquele país.

O treinamento é a terceira etapa de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Brasil e a República Dominicana, viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. Ainda como parte dessa etapa, está prevista capacitação nas áreas de qualificação profissional e promoção do autoemprego.

“A capacitação teve como pilares o atendimento ao público, captação e administração de vagas e o serviço de psicologia, adequando a metodologia do Sinebahia às necessidades do sistema de emprego da República Dominicana”, informa o coordenador de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego da Setre, Hildásio Pitanga, que chefia a comitiva baiana.

Em julho deste ano, como parte do Termo de Cooperação Técnica, uma equipe do Serviço Nacional de Emprego da República Dominicana esteve em Salvador para conhecer de perto detalhes do funcionamento do Sinebahia e identificar práticas e procedimentos que podem adequar-se à realidade do país.

Outro país que também mostrou interesse na metodologia desenvolvida pelo Sinebahia foi a Bolívia. O Termo de Cooperação Técnica que irá formalizar a parceria entre os dois países, já está em fase de elaboração.