O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai investir R$ 500 mil em um projeto de regulamentação do trânsito em quatro municípios, que receberão sinalização vertical e horizontal. O resultado da concorrência das empresas prestadoras de serviços de engenharia para implantação da sinalização foi publicado no Diário Oficial do dia 3 deste mês de novembro e o processo já está em fase de contratação.

Com prazo de execução de até 90 dias, as obras serão divididas em dois lotes. No primeiro, as cidades contempladas são Boa Vista do Tupim e Presidente Tancredo Neves. No segundo lote, será a vez de Ibiassucê e Santana. Todo o projeto e a implantação foram realizados pela equipe da Coordenação de Planejamento Técnico (CPT) do Detran.

Em Presidente Tancredo Neves o projeto contempla 212 placas verticais sendo 11 de advertência, 101 de orientação e três de serviços, além de 60 dispositivos de controle, 14 semi pórticos e 149 postes de aço galvanizado. Já em Boa Vista do Tupim serão 323 placas, sendo 211 de regulamentação, quatro de advertência, 94 de orientação, quatro de serviços e 10 educativas além de 34 semi pórticos e 203 postes de aço galvanizado.

Já em Ibiassucê a população será agraciada com 214 placas de sinalização, sendo 99 delas de regulamentação, 56 de advertência, 54 de orientação, duas de serviço e três educativas e ainda 51 tachões refletivos, 27 semi pórticos e 154 postes de aço galvanizado.

A cidade de Santana vai contar com 312 placas, sendo 240 placas de regulamentação, uma de advertência e 71 de orientação, 16 semi pórticos, 192 postes de aço galvanizado e 530 dispositivos de controle, sendo 470 tachões refletivos e 60 prismas de concreto.

A medida, determinada pelo diretor geral do Detran, Maurício Botelho, trará benefícios para os municípios que terão novos padrões técnicos de engenharia de trânsito, o que refletirá diretamente na segurança dos cidadãos através de deslocamentos mais seguros.