A TVE Bahia exibe na madrugada desta sexta-feira (25), à uma hora da manhã, o documentário ‘Batatinha e o Samba Oculto da Bahia’. Dirigido por Pedro Abib, o filme integra a programação especial da Semana da Consciência Negra e conta a história do sambista e compositor baiano Oscar da Penha (1924/1997), o Batatinha, considerado um dos grandes mestres da música popular brasileira.

O sambista ficou conhecido pelas composições tristes e pela iniciativa pioneira de misturar samba e capoeira. A influência do blues, de acordo com o documentário, é outra característica marcante do músico, que teve suas canções interpretadas por Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Jamelão, entre outros representantes consagrados da MPB. O filme ainda revela outros importantes sambistas da velha guarda da Bahia.

‘Batatinha e o Samba Oculto da Bahia’, com 52 minutos de duração, teve o roteiro premiado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2005) e recebeu o Tatu de Ouro de Melhor Documentário na 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2007), além da Menção Honrosa no 1º Atlantidoc de Montevidéu, Uruguai (2007).