Os candidatos aptos para o curso de 1ª habilitação gratuita oferecido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) devem ficar atentos ao período de comprovação das informações declaradas no ato da inscrição, que será feita mensalmente, por lote de mil candidatos.

Para evitar transtornos aos interessados e facilitar o atendimento, a Eptran vai convocar os pré-selecionados de acordo com a ordem de inscrição, em lotes de mil candidatos, do número 290440 a 291815. Estes primeiros deverão comparecer à Escola munidos da documentação exigida de 02 a 31 de janeiro, sempre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

É importante que os candidatos acompanhem o processo de seleção sempre pela internet e fiquem atentos ao prazo de matrícula, pois aqueles que não comparecerem no período solicitado terão a inscrição automaticamente cancelada.

No ato da matrícula serão exigidas originais e cópias do documento de identidade, CPF, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil e da identificação do último contrato de trabalho), comprovante de residência ou domicílio (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3×4 (atual fundo branco ou azul), comprovante de renda (contra-cheque), histórico escolar do 1º grau (obrigatório), 2º e 3º graus (se cursados) em escola pública ou comprovante de que era bolsista em escola particular.

Se a documentação estiver totalmente regularizada, os candidatos deverão realizar a abertura do serviço de obtenção da 1ª Habilitação (CNH), por meio da compra do laudo no valor de R$ 72, na própria Eptran. Na ocasião, uma clínica credenciada pelo Detran será indicada para a realização, gratuita, dos exames médicos e psicológicos. Aprovados nestes exames, os alunos terão aulas teóricas e farão o exame teórico. Aqueles que forem aprovados no exame teórico terão as aulas práticas gratuitamente.