Os novos caminhos da gestão pública em órgãos municipais, estaduais e federais foram discutidos na segunda-feira (5) durante o 12º Encontro da Gestão da Qualidade no Serviço Público (Engesp). O evento contou com a presença de profissionais especializados em sistemas de gestão para organizações públicas e foi realizado no Gran Hotel Stella Maris.

A Secretaria da Administração (Saeb), uma das participantes do encontro, apresentou as experiências implementadas na área correcional, de instrutoria interna, de qualificação de gastos na área ambiental e na valorização de iniciativas de servidores para a melhoria do serviço público.

Participou da abertura do evento o comitê gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) na Bahia, que promove o Engesp. Durante a programação do dia, o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, realizou palestra a respeito dos modelos de descentralização de gestão estadual, com destaque para as Organizações Sociais (OS).

O modelo tem o objetivo de fomentar a boa execução da gestão, por meio da manutenção de parcerias para o cumprimento de políticas públicas, além de manter a qualidade dos serviços realizados pelo Estado. “A implantação e fortalecimento dessas parcerias abrange interesse público e fomenta a participação da sociedade”, destacou Góes.

Experiência

Para a diretora do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), do Rio de Janeiro, Clarisse Lobo, a realização de eventos como este corroboram a necessidade de discutir a experiência da gestão pública. “Eu acho importantíssimo, porque é uma oportunidade em que vemos como é possível ao poder público desenvolver estratégias de gestão. É interessante ver as experiências dos estados e municípios, demonstrando que todos nós podemos”.

O presidente da União Metropolitana dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Carlos Caetano, afirmou que esses eventos ajudam a atender melhor a sociedade, “pois é ela quem nos ensina a gerir”.

Criado pelo governo federal, o Gespública tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, por intermédio da aplicação de modelos de gestão que tornem as organizações públicas mais eficientes, eficazes e efetivas.