Quem for ao Parque de Exposições de Salvador até o próximo domingo (4) vai encontrar muitas atrações e novidades apresentadas pela 24ª Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro 2011), a exemplo de produtos da agricultura familiar, implementos agrícolas, exposições e leilões de animais e parque infantil.

Desde a abertura do evento, no último domingo, a Fenagro tem atraído um grande público diversificado que inclui empresários, agricultores, produtores rurais, pecuaristas, famílias, jovens e estudantes interessados em informações sobre o dia a dia no campo. Na feira também estão representadas 27 cadeias produtivas da agricultura familiar.

“Todo ano trago minhas filhas para conhecerem os animais, as plantas. Esta é uma das poucas oportunidades que elas têm para estar em contato com os animais do campo, porque passam a maior parte do tempo dentro de casa”, afirmou o webdesigner Ricardo Brandão, 36 anos.

Negócios e diversão 

Além de novidades da zona rural, o público mirim que visita a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste pode brincar em dois parques de diversões, passear de charrete e pônei e ainda fazer parte do Clube Defensores da Natureza.

Para os empresários, as oportunidades oferecidas são diversos negócios no setor agropecuário, por meio de leilões de animais, compra de tratores, ferramentas e outros equipamentos rurais. Foram programados 24 leilões e a participação de 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, a expectativa é que este ano haja um crescimento de 30% em relação ao evento do ano passado e que a feira alcance R$ 100 milhões em negócios, com a venda direta e indireta de animais, maquinários, implementos e financiamentos agrícolas.

Mais de 17 mil alunos

A estimativa dos organizadores é que mais de 200 mil pessoas visitem a Fenagro até o enceramento no próximo domingo, esperando-se mais de 17 mil estudantes de escolas de Salvador e da Região Metropolitana da capital. “É a primeira vez que visito a feira e estou gostando muito. Aprendi sobre meio ambiente e como preservá-lo. Os animais são lindos. É tudo muito interessante”, disse estudante Quezia Ferraz, 11 anos.

Durante o evento, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) apresenta aos pequenos agricultores soluções simples para o cultivo, como a ‘bicibomba’, um equipamento formado por uma bicicleta que ao pedalar pode irrigar a plantação. Outra novidade é o lançamento nesta sexta-feira (2) de uma nova variedade de mamona, a EBDA MPA 34, recomendada para agricultura familiar.

A variação foi desenvolvida por pesquisadores e chega a ser 20% mais produtiva do que outras variedades similares, como a Nordestina, e a Paraguaçu. A espécie é totalmente adaptada ao clima do semiárido baiano e possui um fácil manejo, pois, apesar de ser de porte alto, os cachos ficam ao alcance das mãos na época da colheita.