O governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira dama do estado, Fátima Mendonça, participou da mobilização para a Jornada Mundial da Juventude que aconteceu no final da tarde deste domingo (18), na Praça Municipal da capital baiana. Ao lado do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, Jaques Wagner destacou a importância de eventos como este para os jovens baianos. “A perda dos valores da família, da espiritualidade e da solidariedade são as causas dos males de hoje. Quero parabenizar a todos que organizaram esta caminhada, pois precisamos cada vez mais manter a juventude longe das drogas e colocar mais amor no coração das pessoas”.

No local foi realizado o show “Bote Fé”, evento musical que acompanha o encontro nas principais cidades do Brasil e que, na capital baiana, contou com a apresentação da cantora católica Eliana Ribeiro. Para Roseane Pereira, 20, este é um momento de comemoração.“Nos conseguimos envolver os jovens de Salvador e da região metropolitana que vieram aqui mostrar toda a gratidão, força e alegria da juventude”.

Os símbolos da Jornada (a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora) chegaram à Praça Municipal acompanhados por dezenas de jovens baianos e ficarão na Arquidiocese de Salvador até esta segunda-feira (19). “Essa cruz vir para Salvador, estar na primeira diocese do Brasil, tem uma importância toda especial. Queremos mostrar uma outra perspectiva de amor e de paz pra essa juventude”, afirma Dom Murilo.

Os ícones estão percorrendo todas as dioceses e arquidioceses do país, para animar a participação da juventude da Jornada Mundial que vai acontecer no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro. O evento acontece a cada três anos.