O Programa de Microcrédito do Estado da Bahia – CrediBahia, bateu recorde de produção no mês de novembro, liberando R$ 4,1 milhões através de financiamento direto a empreendedores baianos. Apesar das dificuldades enfrentadas nos meses de setembro e outubro, comprometidos com as greves dos Correios e dos bancos, o CrediBahia já ultrapassou a meta de R$ 28 milhões de financiamentos estabelecida pela Desenbahia para 2011.

Segundo o gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita, soma-se ainda a este resultado positivo a aplicação de R$ 5,5 milhões em Instituições Operadoras de Microcrédito, que repassam recursos da Desenbahia. O total de financiamentos do microcrédito em 2011 já alcançou R$ 33,9 milhões, o que representa 32% de crescimento sobre o mesmo período do ano anterior e 121% de cumprimento da meta anual da Agência de Fomento.

Os números revelam que o CrediBahia continua em plena expansão. Com recursos da Desenbahia, o programa é administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Sebrae e prefeituras municipais. Desde sua criação, em 2002, o programa já beneficiou 40 mil trabalhadores autônomos, liberou 86 mil contratos, num total de R$ 129 milhões em operações diretas e mais R$ 13,6 milhões em repasses para instituições operadoras de microcrédito.

Segundo Marcelo Mesquita, a campanha publicitária em rádios, a primeira em toda a história do programa, também contribuiu para o resultado. O plano de mídia foi voltado para todo o interior do estado, atingindo todas as 158 cidades que possuem atualmente postos de atendimento do CrediBahia. Também a proximidade do Natal influenciou nos resultados.

Outro fator que muito contribuiu para o crescimento do CrediBahia, neste ano, foi a realização de cinco encontros regionais dos agentes de crédito, promovidos pela Setre. Os agentes de crédito participaram de oficinas de capacitação, com o objetivo de melhorar o desempenho e a formação.

O resultado foi o aumento na captação de novos clientes para o microcrédito monitorado. Segundo Antônio Pimenta, coordenador-técnico do programa, apenas para dar um exemplo, o posto de Uruçuca, quando foi inaugurado em julho, atendeu a mais de 60 trabalhadores autônomos no município, em quatro dias. Eles buscavam crédito para incrementar pequenos negócios como sacoleiras, vendedores de caldo de cana, baianas de acarajé, vendedores de calçados, produtores de doces.