No ano em que celebra 30 anos de fundação, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) encerrou com sucesso a sua mais recente turnê internacional, desta vez com o espetáculo Essa Tempestade, de Cláudio Bernardo, apresentado na Bélgica a convite do Festival Europalia, um dos mais importantes eventos culturais da Europa. Foram 14 espetáculos, entre novembro e este mês, em Bruxelas, a capital belga (Théâtre Varia), Mons (Théatre Le Manége) e Liége (Téâtre de La Place).

“Todos os dias com ingressos esgotados e filas nas calçadas, uma façanha do BTCA na Europa”, disse o diretor artístico da companhia baiana, Jorge Vermelho, que contabilizou mais de seis mil espectadores durante toda a turnê.

Livremente inspirada na peça A Tempestade, de William Shakespeare (1564-1616), Essa Tempestade é uma coprodução internacional que reúne o Ministério da Cultura/Funarte, governo da Bahia (Secretaria de Cultura, Funceb e TCA), As Palavras – Cia Claudio Bernardo, Festival Europalia, governo da Bélgica e Comunidade Francesa da Bélgica.

Foi a única coprodução em dança entre os dois países, no evento que homenageou o Brasil. Além dos 25 bailarinos em cena, o espetáculo contou com a participação, ao vivo, dos cantores líricos belgas Elise Gabele e Dominique Corbiau.