Até o dia 7 de janeiro, as Festas da Diversidade no Pelô oferecem aos baianos e turistas um Natal tipicamente nordestino, com uma extensa programação no Centro Antigo de Salvador (CAS). Na Praça da Cruz Caída, um presépio com filhos de Gandhy representando os Três Reis Magos chama a atenção de quem chega ao Pelourinho pela Praça da Sé e anuncia a originalidade da decoração. Os enfeites das fachadas dos largos e praças, as árvores estilizadas e as roupas dos principais personagens, inclusive do Papai Noel, foram inspiradas na cultura do Nordeste.

Na noite de quinta-feira (15), por meio de uma parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o público que compareceu ao Cruzeiro de São Francisco, além de apreciar a decoração especial, pôde assistir à Mostra dos Alunos do Curso de Música. Com direção do maestro Leitieres Leite, a apresentação contou com orquestras, duetos, trios e corais.

Sem saber da programação, o músico Danilo Oliveira levou a mãe, que passa férias em Salvador, para conhecer o Pelourinho. “É muito prazeroso chegar aqui e encontrar uma apresentação com músicos maravilhosos”. No largo, indígenas baianos se apresentaram em um palco gigante numa reafirmação da pluralidade cultural do estado.

Mamulengos 

O cortejo de mamulengos, acompanhado por uma marchinha, percorreu as principais ruas do Pelourinho, arrastando crianças e adultos, entre eles, a família da turista Daniela Duque. Eles saíram de Belo Horizonte (MG) para passar as festas de fim de ano na capital baiana. “Sempre sonhei em estar aqui um dia. Bacana demais. Estou muito feliz”.

A exposição Natal, Presépios e Museus – Tradição e Arte é apenas uma das opções gratuitas da programação, que inclui espetáculos de dança, teatro e recitais. Proprietária de uma pousada no Pelourinho, Edina Santana afirmou que as atividades oferecidas gratuitamente oportunizam o acesso à cultura. “Estou achando tudo excelente, de bom nível. São apresentações de qualidade e as pessoas não precisam desembolsar nada”.

Para a paulista Cecília Pereira, que há 12 dias está de férias na capital baiana, as Festas da Diversidade no Pelô contemplam todas as idades. “Acho este lugar incrível. Sempre que venho a Salvador não deixo de vir ao Pelourinho. A decoração está muito linda, a programação musical também muito legal para curtir com as crianças e toda a família”.

Brinquedo vale ingresso para show com Adelmo Casé

Em apoio à Ação da Cidadania – Comitê Salvador, na próxima quarta-feira (21), às 21h, o grupo Cabeça de Todos Nós receberá como convidado especial o cantor Adelmo Casé. Para assistir ao show, que será realizado no Largo Pedro Archanjo, basta trocar o ingresso por um brinquedo.

A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, informou que o Governo do Estado realiza um conjunto de ações, por meio dos diversos órgãos, entre eles, a Secretaria da Cultura (Secult). “Começamos no dia 2 deste mês, com o Dia do Samba e, no dia 4, com a Festa de Santa Bárbara. Desde o dia 10 demos início ao ciclo natalino, com uma programação diversificada. Tudo o que cerca os festejos do nascimento de Jesus pode ser visto nas ruas, praças e palcos do Pelourinho”. A programação completa está disponível na internet.

Novas viaturas reforçam o policiamento

Em virtude da ampliação do número de eventos neste período no Centro Antigo de Salvador, a Polícia Militar reforçou o esquema de segurança da região.

Segundo o coronel Anselmo Brandão, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, a partir do dia 21, seis novos veículos (quatro Gols e duas Blazers) vão aumentar o policiamento. "Essas viaturas serão postadas no seu entorno, já que hoje, dentro do Pelourinho, nós já temos alguns pontos de referência com viaturas já estacionadas, com policiais prontos para dar maior visibilidade ao policiamento".

O policiamento ostensivo já é realizado no Benin, Praça da Sé e no Carmo. Com a chegada das viaturas novas, será ampliada a segurança na Praça Castro Alves, no Pau da Bandeira, São Miguel, Taboão e Praça Municipal.