Quem for ao Pelourinho neste Natal vai se surpreender com a decoração tipicamente nordestina. A cultura baiana também está representada nos arranjos natalinos. O projeto ‘Festas da Diversidade no Pelô’, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), oferece ainda uma programação extensa, que pretende agitar baianos e turistas até o dia 7 de janeiro de 2012. Nesta sexta-feira (23), o governador Jaques Wagner visitou o Pelourinho e, ao lado do secretário Albino Rubim, conferiu as atrações.

As novidades são muitas no Centro Histórico de Salvador e atraem a atenção de todos. Na Praça da Cruz Caída, o diferencial está em um presépio com Filhos de Gandhy representando os Três Reis Magos. Os enfeites das fachadas dos largos e praças, as árvores estilizadas e as roupas dos principais personagens, inclusive do Papai Noel, foram inspirados na cultura do Nordeste.

Segundo o secretário da Cultura, Albino Rubim, o projeto visa mostrar a baianos e turistas a diversificação cultural do Nordeste brasileiro. Por isso, o tema, este ano, teve como objetivo apresentar o Natal na perspectiva cultural, por meio da música, dança, bonecos gigantes e bandinhas.

O encanto também fica por conta da iluminação cênica, de autoria do artista conceitual Gaspare Di Caro. Ele levou suas formas luminosas ao perímetro entre a Praça Tomé de Souza e o Forte Santo Antônio Além do Carmo. Visitando Salvador pela primeira vez, a carioca Tarsila Cassaro, 25 anos, se encantou com a decoração natalina do Centro Histórico. “É completamente diferente de tudo que já presenciei. Parece que estou no sertão”.

Atrações gratuitas

Na antevéspera de Natal, os visitantes do Centro Histórico puderam conferir a decoração e a apresentação de filarmônicas, coleção cênica de instrumentos musicais, o Coral das Crianças de Salvador, espetáculos de companhia de danças e orquestras, além de outras atrações gratuitas.

“Estou achando a programação interessante e bem cara de família. Salvador precisava de eventos como este, principalmente porque fortalece e valoriza a cultura popular. É um evento em que toda família pode vir conferir”, disse o estudante Luan Jesus Brito, 20.

O governador Jaques Wagner afirmou que as atividades culturais realizadas no Pelourinho é uma das maneiras de revitalizar o local, estimulando a visitação dos baianos e dos turistas. “Isso aqui é parte de nosso planejamento de melhoria das atrações e da vida no Pelourinho”.