O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA) organizou uma programação especial para estas férias. Crianças, adolescentes e adultos podem participar das oficinas de arte, que serão ministradas até fevereiro de 2012, de terça-feira a domingo, sempre no período da tarde, além de conferir exposições em cartaz nos seus diversos espaços. Durante o período também serão oferecidas atividades de arte em papel, confecção de postais, jogos e brincadeiras.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Arte e Educação do MAM, Roseli Amado, as oficinas são comandadas por mediadores culturais formados pelo museu e fazem relação com as obras de arte que estão expostas. Esta é uma maneira de proporcionar o conhecimento dos trabalhos dos artistas, por meio do lúdico, explica. Para participar basta chegar com meia hora de antecedência e fazer a inscrição, gratuita.

Até o dia 12 de fevereiro os interessados em participar das oficinas vão trabalhar a obra do artista plástico Rubem Valentim, um dos mestres do Construtivismo no Brasil, que manteve em suas obras “o caráter místico, o diálogo com as culturas popular e religiosa e a dimensão antropológica, distribuídas em formas pictóricas abstratas, ligadas ao sentir mágico-religioso-popular-baiano-nordestino”.

Nas atividades diárias realizadas no Laboratório Experimental Plástico Visual, na Galeria 1 do museu, as crianças e os adolescentes aprendem um pouco mais sobre o artista e sua obra, por meio de gravuras, quebra-cabeças, pintura e desenhos. “É de extrema importância promovermos o incentivo à formação de público de museu, oferecendo elementos e ferramentas importantes sobre a obra e o autor. Não é apenas ver, mas sentir as obras que estão em cartaz. Desta forma, estaremos aumentando a visitação nos museus”, enfatiza a diretora do MAM, Stella Carrozzo.

Programação

De terça a domingo – Atividades para jovens e crianças a partir de 8 anos

Oficina de Postais (13h30 às 15h)
Criação de postais a partir dos símbolos presentes na obra de Rubem Valentim
Do Bi ao Tri – Construindo com Simetrias (15h às 16h30)
Criação de totens de papel, utilizando o desenho livre e a simetria como ferramentas
Jogos e Brincadeiras (13 às 18h)
Quebra-cabeças com obras dos artistas, montagem de cubos de madeira e caixas-desafio, entre outros

Domingos

Contação de Histórias e Mitos Africanos e Indígenas (15 às 17h) – Todas as idades
Com a arte-educadora e contadora de histórias, Maju Fiso
Pinte no MAM (16 às 18h), no pátio do museu – Todas as idades
Redes Mágicas (15 às 18h) – Crianças a partir de 4 anos

Quintas-feiras

Oficina Experimental de Criação Plástica (15 às 17h) – Crianças a partir de 10 anos
Os participantes podem vivenciar o processo de criação, utilizando formas visuais e objetos do cotidiano, a partir dos elementos utilizados na obra de Almandrade.