Internos da Unidade Especial Disciplinar (UED), localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, participaram na manhã desta quarta-feira (21) de uma missa natalina, celebrada pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva. A celebração acontece anualmente desde 2007 na unidade, única em Salvador de segurança máxima.

Cânticos natalinos abriram a missa, que tem como objetivo "lembrar que a visita de Deus pode ressignificar a vida, trazendo de volta o sentimento de dignidade", segundo explicou o bispo auxiliar. "Faz parte da missão da igreja estar junto aos que sofrem. O próprio Jesus Cristo disse que quem visita um preso, visita Ele, o que demonstra sua identificação com as pessoas nesta situação", explicou.

A missa, organizada pela Pastoral Carcerária, é também um momento de humanização para os internos. "É importante trazer a palavra de conforto aos detentos, para que não se sintam tão isolados num momento em que todos estão comemorando o nascimento de Jesus Cristo", disse o diretor da unidade, Paulo Roberto Salinas. Segundo ele, além do Natal, a Páscoa também é comemorada na UED com uma celebração católica.

Para o detento M.S.O., a iniciativa é bem-vinda para os que estão recolhidos na UED. "Acho importante esta atitude, porque a sociedade muitas vezes nos condena mais do que o próprio poder judiciário, achando que, por estarmos aqui, deixamos de ser gente, o que não é verdade. Não perdemos nossa alma, nem nossa vontade de corrigir os erros do passado", declarou.