Milhares de estudantes de Salvador e região metropolitana já foram à 24ª Feira Nacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro 2011) no Parque de Exposições de Salvador. Até esta sexta-feira (2) cerca de 10 mil alunos da rede estadual devem visitar o evento, que será encerrado no próximo domingo (4).

As visitas acontecem nos turnos matutino e vespertino e reúnem, por dia, aproximadamente dois mil estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental. A Secretaria da Educação do Estado participa da Fenagro a convite da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), que preparou uma programação especial para receber crianças e adolescentes no espaço.

O foco principal da visita dos estudantes é o passeio pelas cadeias produtivas – conjunto de etapas consecutivas, que transformam matérias-primas até a obtenção de um produto final, seja bem ou serviço, além de laboratórios e oficinas de reciclagem. Mas a curiosidade dos jovens não deixou passar em branco os demais estandes.

Novidades 

Tudo foi novidade para os estudantes Paloma Silva e Lucas Silva, que, na terça-feira (29), percorreram a feira com a turma da 8ª série do Colégio Estadual Natália Vinhais. Eles ficaram encantados com os cavalos, carneiros e pôneis, “as atrações mais ilustres". “Temos a oportunidade de ver vários animais como o carneiro, que a gente não vê normalmente, e conhecer coisas que não sabíamos sobre o guaraná, por exemplo, que é uma delícia”, disse Paloma. Para a adolescente, a aula em campo entusiasma e faz os estudantes aprenderem mais. “É bom sairmos um pouco da sala. Estamos aqui com os professores de português, ciências e matemática explicando tudo direitinho”.

Para Lucas, a aula de campo é importante porque torna o aprendizado mais prazeroso e renova a vontade de ir para a escola. “Abriu novas portas. Antes, a gente não saía da escola, não ia para outros lugares, e, na sala, a pressão, às vezes, é muita. Aqui, você desfruta mais das coisas, conhece a cultura agropecuária. Gostei muito da exposição dos cavalos e dos pôneis”.

Exposição 

Cerca de 800 expositores, com seis mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e pequenos animais, participam da Fenagro. Este ano, a feira tem novidades para as crianças. Na praça central do parque, está montada uma floresta cinematográfica e uma árvore falante conta histórias, explica sobre a vida no campo e mostra a trajetória de alimentos como leite, mel e mandioca desde o plantio até o consumo. A Árvore Encantada Dr. Líptus também traz dicas de sustentabilidade e consumo consciente.