A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) entregou nesta quinta-feira (22) a primeira etapa das obras de urbanização integrada da comunidade Jardim das Mangabeiras, em Salvador. Nesta fase estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Governo do Estado. O projeto em sua totalidade beneficiará 2.252 famílias.

As obras da primeira fase compreendem 60 unidades habitacionais novas, 50 melhorias habitacionais, um centro comunitário, uma creche, um centro de saúde, estação de tratamento de esgoto, redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem, pavimentação e alvenarias de contenção.

“Estamos concluindo a primeira etapa de um projeto grandioso, que irá melhorar a qualidade de vida dessa comunidade em todos os aspectos – habitabilidade, acesso, infraestrutura, saneamento, abastecimento e áreas de lazer”, disse o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.

O diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, afirmou que a obra “é um ótimo exemplo de urbanização integrada. Com o investimento dos governos federal e estadual continuaremos trazendo benefícios para a comunidade de Jardim das Mangabeiras, com a construção de novas unidades habitacionais, edificações, equipamentos comunitários e saneamento básico”.

Presente de Natal

“Eu tinha poucos móveis para a casa nova e muita vontade de comprar um guarda-roupa. Além da felicidade de ganhar uma casa fui sorteada com os móveis. Agora, a casa está completa. Foi o melhor presente de Natal que já recebi”, disse Michele Evangelista, 25 anos, ao receber as chaves da casa onde vai residir com o marido e dois filhos. Ela foi a ganhadora dos móveis e eletrodomésticos sorteados pela construtora que executou as obras.

Patrícia dos Santos, 29, não continha sua alegria com a nova moradia. “Quando entrei em minha casa fiquei emocionada, porque hoje estou realizando o sonho da casa própria. Eu e minha família teremos segurança e minhas duas filhas, um espaço limpo para brincar. É muita felicidade”.

Outras etapas

A segunda etapa do projeto de urbanização integrada da comunidade de Jardim das Mangabeiras compreende 258 unidades habitacionais, 295 melhorias habitacionais, 292 unidades sanitárias, uma escola de 2º grau, um viveiro de plantas, uma quadra poliesportiva, um galpão de reciclagem, além de quiosques e praças.

As obras, a serem ainda iniciadas, incluem também redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem, pavimentação de ruas e caminhos e alvenarias de contenção. Nesta fase serão investidos recursos da ordem de R$ 17,7 milhões, também oriundos de investimentos do PAC com contrapartida do Governo do Estado.

A terceira etapa, com obras já em andamento, contempla 306 unidades habitacionais, redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem, pavimentação de ruas e caminhos e alvenarias de contenção. Os recursos investidos são da ordem de R$ 13,9 milhões, também do PAC e contrapartida do governo estadual.