Dois educandos acolhidos na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) estão entre os 90 jovens que formam a delegação baiana para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, iniciada sexta-feira passada (9), em Brasília, e que acontece até esta segunda-feira (12). Além os delegados, mais dois adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participarão do encontro como observadores. A Bahia garantiu a participação inédita de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nos espaços de debates para a elaboração de Políticas Públicas de Juventude.

A eleição dos dois educandos é resultado da inclusão e participação desses jovens em duas etapas eletivas da Bahia para o encontro nacional. A primeira foi a I Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Egressos da Bahia, realizada em setembro, na CASE CIA, que elegeu 15 adolescentes para a 2ª Conferência Estadual de Juventude. Essa etapa envolveu mais de 500 adolescentes e foi precedida de etapas preparatórias realizadas em todas as unidades da Fundac. Ela foi resultado da parceria entre a Fundac e Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Estadual de Juventude (COE), ambos ligados à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

A segunda etapa foi a 2ª Conferência Estadual de Juventude, realizada em outubro. Nesta etapa, a delegação dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa pleiteou, bravamente, duas vagas para representar a Bahia e o segmento na Conferência Nacional de Juventude. A delegação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa foi o grande diferencial do encontro estadual e, certamente, também será destaque na 2ª Conferência Nacional de Juventude.