A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) assinou nesta segunda-feira (5) um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a realização de uma série de iniciativas na comunidade do Calabar, incluindo o Projeto Salas Verdes, destinado a incentivar a implantação de espaços socioambientais, que vão servir como Centro de Informação e Formação Ambiental. A proposta faz parte das ações do Programa Pacto pela Vida.

Na Bahia existem 27 salas do gênero. No Calabar o novo espaço fica na Biblioteca Comunitária, onde aconteceu o evento, que reuniu a secretária de Articulação Institucional e Cidadania do MMA, Samyra Crespo, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e coordenadores das Salas Verdes do estado.

De acordo com o secretário, os locais servirão para democratizar a informação e o conhecimento sobre o tema, além de aproximar a temática das comunidades. “É um espaço importante, que vai ajudar a construir uma sensibilidade maior sobre as questões ambientais, a identificar os problemas de saneamento, espaço para lazer e mobilidade urbana”.

Desde julho deste ano, técnicos da secretaria desenvolvem atividades de educação ambiental junto às comunidades do Calabar e do Nordeste de Amaralina. “Já fazíamos ações com as crianças e jovens daqui sobre o tema, mas, agora com este projeto, vamos intensificar e ampliar. Eles terão uma consciência maior sobre a necessidade de preservação do meio ambiente”, disse a vice-coordenadora da biblioteca, Rosane Oliveira.

Para a implantação de uma Sala Verde é preciso possuir alguns pré-requisitos como espaço, equipamentos e recursos, equipe e programa pedagógico. “É muito importante manter esta articulação. O ministério ajuda na formulação do programa, articula parcerias, mas o Estado é que desenvolve este trabalho. É bom ver que a Bahia já possui 27 unidades e pretende triplicar os espaços nos próximos três meses”, afirmou Samyra Crespo.

Além do Projeto Salas Verdes, o ministério apoiará a Sema em atividades como o Circuito Tela Verde (exibição de filmes sobre o tema meio ambiente), os Telecentros (acesso à internet), implantação da educação ambiental na Agricultura Familiar, entre outras ações.