Moradores e líderes comunitários do Subúrbio Ferroviário de Salvador discutirão as principais demandas sociais a serem implantadas na região, neste sábado (17), a partir das 8h30. A Oficina de Escuta Ampliada do Pacto pela Vida, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), acontecerá na Escola Municipal de Fazenda Coutos e contará com a presença de secretários e representantes de diversos órgãos estaduais e municipais.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Carlos Brasileiro, que coordena a Câmara Setorial de Prevenção Social, o evento tem como objetivo garantir condições favoráveis ao debate e ao cumprimento da agenda de trabalho programada, dentro das ações do Pacto pela Vida que serão implementadas no subúrbio.

“As discussões serão realizadas a partir de grupos de trabalho temáticos (infraestrutura social; educação, cultura e formação profissional; geração de renda; saúde e violências; segurança alimentar e assistência social; esporte e lazer), com representação dos órgãos governamentais e da comunidade. Vamos priorizar, juntos, as ações a serem implementadas e ou potencializadas, definindo responsabilidades e pactuando prazos de execução”, explicou Brasileiro.

Histórico

O programa Pacto pela Vida, do governo estadual, vem contemplando com diversas ações sociais as comunidades do Calabar, Alto das Pombas e do Complexo Nordeste de Amaralina, que envolve o Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz, em Salvador. Desde a instalação das bases comunitárias de segurança nessas regiões, os moradores contam com um maior acesso às políticas públicas sociais e podem viver de forma mais tranquila.

O trabalho de ocupação social é fruto da articulação de várias secretarias de governo, por meio da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Além da Sedes, compõem a Câmara as secretarias estaduais da Educação (SEC), da Saúde (Sesab), de Cultura (Secult), de Promoção da Igualdade (Sepromi), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Agricultura (Seagri), Copa (Secopa), de Infraestrutura (Seinfra), Políticas para as Mulheres (SPM), Meio Ambiente (Sema), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Relações Institucionais (Serin), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), da Segurança Pública (SSP) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além do Ministério Público e Defensoria Pública.