O mês de dezembro começa com temperaturas elevadas (máximas de até 31°C) e poucas chances de chuvas em Salvador e região metropolitana. Ainda assim, neste final de semana (2 a 4), o calor, associado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, deverá trazer chuvas fracas e isoladas durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Na faixa centro-norte da Bahia uma massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, ainda deixa o céu ensolarado e sem chuvas nas regiões norte, nordeste e parte das regiões da Chapada Diamantina e São Francisco. Nessas áreas também são esperadas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas variando entre 32°C e 34°C.

No entanto, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro deve reforçar a umidade vinda da Amazônia, influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-sul e oeste da Bahia. Assim, o céu se mantém nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas nas regiões oeste, sudoeste, sul e parte da região do São Francisco.

Na faixa litorânea do Recôncavo baiano ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deixam o céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Mesmo com a proximidade do verão, que é uma estação de temperaturas altas, ainda são esperados índices de até 17°C (mínima) durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste do estado.

Altura das ondas

A maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 10h e 22h, com valores oscilando entre 1,5 e 1,9 metro, e a mínima variar entre 0,6 e 0,9 metro, por volta das 4h e das 16h. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metro.

Radiação Ultravioleta

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) 12 e 13 previstos para o período estão classificados na categoria ‘Extrema’, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que adverte sobre a exposição prolongada à radiação solar principalmente das 10 às 16h, quando é aconselhado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves para evitar danos à saúde.