Destino turístico destacado do litoral sul baiano, o município de Porto Seguro recebeu investimento na infraestrutura urbana, com a ampliação da cobertura do sistema de esgotamento sanitário, que passou de 80% para 90% da cidade. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) investiu R$ 14 milhões na obra, permitindo o tratamento e a destinação adequada aos esgotos gerados em parte da Orla Norte e nos bairros de Areal, Casas Novas, Nilo Fraga, Porto Alegre I, Porto Alegre II, Cambolo, Ubaldinão e Sapoti.

Foram implantados mais de 54 quilômetros de tubulações em diâmetros variados, 11 estações elevatórias (conjuntos de motor-bomba) e 2.660 ligações domiciliares, das quais mais de 900 já foram totalmente executadas. A estação de tratamento de esgotos da cidade também foi ampliada, ganhando quatro novas lagoas de estabilização e uma lagoa de sedimentação, além de maior eficiência na remoção da carga orgânica dos efluentes domésticos que, depois de tratados, seguem por gravidade até o Rio Buranhém, sem causar riscos ao meio ambiente.

Responsabilidade cidadã 

O cuidado com a destinação correta dos efluentes não é de responsabilidade exclusiva da Embasa. De acordo com a Lei Estadual 7.307/98 e o Decreto Estadual 7.765/00, o proprietário ou morador do imóvel é obrigado a fazer a ligação do imóvel à rede pública de esgotamento sanitário, num prazo de até 90 dias a partir da notificação de disponibilização do serviço.

No caso de Porto Seguro, o serviço foi concluído em setembro deste ano e o prazo para ligação à rede encerra-se este mês. O morador pode realizar a ligação por conta própria, desde que sob supervisão de técnicos da Embasa. Também é possível autorizar a empresa a executar o trabalho, mediante pagamento parcelado na conta de água e esgoto. O serviço pode ser solicitado pelo telefone 0800 0555 195.