A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vem disponibilizando para os professores da rede estadual, serviços de atendimento gratuitos na área de saúde. As especialidades são fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social e psicologia. O objetivo é atuar na assistência e apoio aos profissionais, promovendo reabilitação, prevenção e promoção à saúde. O atendimento, com hora marcada, funciona no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador.

O serviço é uma continuidade do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que também desenvolve oficinas de prevenção ao profissional nas escolas. “É importante que o professor ao identificar qualquer sintoma durante as oficinas, agende esse atendimento individualizado. Sendo diagnosticado algo, encaminhamos para as clínicas-escolas parceiras”, enfatiza a fisioterapeuta do serviço, Elisabete Dias Assunção.

Estão disponíveis 25 profissionais para fisioterapeutas (7), fonoaudiólogos (6), psicólogos (8), e quatro assistentes sociais, que se revezam em dois turnos (das 8h às 11h30 e 13h às 16h30), com atendimento às segundas e sextas-feiras. O serviço deve ser agendado pelo telefone (71) 3117-1434.

“No SAC, nós temos um profissional por área em cada turno e o encaminhamento é de acordo com a necessidade do professor e a especialização das clínicas-escolas”, esclarece a fisioterapeuta.

Para o agendamento, duas atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h. O serviço conta com a parceria das universidades Federal da Bahia (Ufba), do Estado da Bahia (Uneb), FTC, Católica do Salvador (UCSal), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) e Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).