Com a prisão de Fernando Pereira Lima Novaes e do cearense Antônio Paulo Vieira da Silva, realizada na quarta-feira (30), a polícia conseguiu impedir três assaltos às agências bancárias de Itaetê, Wagner e Andaraí, planejados pela quadrilha à qual eles pertencem. Os dois homens hospedaram-se em uma pousada na localidade de Tanquinho, em Lençóis, a 413 quilômetros de Salvador, onde escondiam um arsenal e aguardavam para reunir-se ao restante do bando.

Segundo a delegada Janete Borges Amado de Carvalho, titular da Delegacia Territorial (DT)/Lençóis, uma guarnição da Polícia Militar fazia ronda de rotina na BR-242 e interceptou Antônio e Fernando, depois de considerar suspeito o comportamento deles. Os policiais foram até a Pousada e Restaurante do Galego, onde os suspeitos ocupavam um quarto, e descobriram armas, munições e toucas tipo ‘brucutu’.

No local, estavam escondidas três pistolas de calibre 380, uma submetralhadora Uzi 9mm, três rifles de calibre 44, uma espingarda calibre 12 e dois revólveres calibre 38, além de munições de diversos calibres e mais oito ‘brucutus’. A polícia descobriu que o armamento seria utilizado nos três assaltos e deveria ser entregue ao líder do bando, conhecido como ‘Serjão’.

As investigações revelaram que Antônio e Fernando se hospedaram na cidade para planejar a ações e aguardar a chegada do restante da quadrilha, que pagaria pelas armas levadas por eles. A polícia apura o envolvimento do grupo no ataque à agência bancária de Ipupiara, ocorrido em agosto deste ano.

Um homem identificado pelo apelido de ‘Dokinha’ seria o responsável pelo pagamento do dinheiro das armas. Outro assaltante de prenome Domingos é o ‘olheiro’ do bando e costuma visitar, em uma motocicleta Broz, cor vermelha, as cidades onde a quadrilha assalta, para sondar o ambiente. O terceiro integrante identificado é conhecido pelos apelidos de ‘Gean’ e ‘Negão’.

Numa atuação conjunta, equipes das policias Civil e Militar seguem promovendo diligências para localizar e prender os criminosos envolvidos, com a intenção também de identificar a origem das armas levadas.