Combater o narcotráfico e roubo a banco nas divisas da Bahia. Com essa intenção, representantes das polícias militares, civis e técnicas do Nordeste estabeleceram um calendário de ações conjuntas para 2012, no Encontro Regional de Segurança Pública, realizado pela Polícia Militar da Bahia nesta quinta-feira (15), em Paulo Afonso, a 434 quilômetros de Salvador.

Dentre as ações estão a identificação de pontos de bloqueios para realização simultânea de operações, Serviço de Inteligência integrado para desarticular as quadrilhas e articulação com outros órgãos que não integram o sistema de defesa social.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, destacou a importância da integração entre as polícias no combate ao crime. "A união de esforços nos garantirá mais eficiência nas investigações e no patrulhamento ostensivo em estradas vicinais e rodovias".

O comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, destacou o desempenho das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs), em parceria com a Polícia Civil. "A atuação articulada é a principal arma utilizada nas ações de polícia para a formação do cinturão de segurança”.

Também participaram do encontro, o delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jefferson Neves da Silva, entre outras autoridades policiais do Nordeste. A iniciativa é uma das ações do Programa Pacto Pela Vida, que busca reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.