O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ampliou a capacidade de atendimento em todo o estado com a Operação Verão, que começou no dia 19 deste mês e prossegue até fevereiro de 2012. Com isso, as unidades recebem a população até as 17h. Por causa das férias, viagens e matrículas escolares, a estimativa da Secretaria da Administração (Saeb) é de que ocorra um crescimento de 25% na busca pela carteira de identidade.

A expectativa é de que a procura pela emissão da carteira de identidade nas unidades dos bairros de Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Pernambués e nos municípios de Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas, por exemplo, seja de aproximadamente 30%, em relação à média mensal de documentos emitidos. Além disso, o Posto SAC Comércio abrirá aos sábados do mês de janeiro, das 8h às 14h, com oferta de 120 senhas diárias. No total, esses postos terão uma capacidade mensal de emissão de cerca de 30 mil carteiras de identidade durante a Operação Verão.

O SAC Móvel também vai atuar em bairros de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. A visita já está confirmada nos bairros da Ribeira, Roma, Nordeste de Amaralina e Boca do Rio. A previsão é de que o SAC Móvel emita cerca de 500 documentos de identificação ao dia, em janeiro e fevereiro. Já no interior, 14 postos SAC e outros 13 Pontos Cidadão estarão capacitados para emitir 26% a mais de carteiras de identidade, o que corresponde a cerca de 11 mil senhas extras por mês durante a operação.

Entre os principais serviços oferecidos pela rede está a emissão de documentos de identificação, como as carteiras de identidade, de trabalho e de motorista, além do CPF, retirada de antecedentes criminais e atendimento para o Detran, Planserv, SineBahia, Procon, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Ouvidoria do Estado, Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ) do Tribunal de Justiça da Bahia.

O gerente operacional Dario Silva disse que, quem precisar dos serviços do SAC, pode procurar qualquer um dos postos. No caso das unidades do Shopping Liberdade, Salvador Shopping e Shopping Paralela, o atendimento é feito apenas com agendamento, que pode ser realizado no autoatendimento dos próprios locais pelo 0800-071-5353 ou pela internet. Ele explicou que a documentação e as informações necessárias para cada um dos serviços também estão disponíveis na internet e no call center, inclusive os valores cobrados. E afirmou que no SAC dos Pernambués e do Comércio qualquer pessoa pode obter os documentos sem a cobrança das taxas.

Ajudante de pedreiro, Israel Nascimento, 23 anos, foi ao SAC do Shopping Liberdade agendar o atendimento para a obtenção da carteira de trabalho. No dia 9 de janeiro, ele vai voltar à unidade com os documentos necessários. “Preferi recorrer ao atendimento agendado, porque não vou pegar fila. Vou chegar com dia e horário marcado. Fica mais fácil”.

Marlene Andrade fez um agendamento para sua mãe, Maria Andrade, 65 anos, também para o dia 9 de janeiro. “Ela tem mais idade e já vem com horário certo. Não precisa esperar”. O aposentado José Maria Argolo, 60 anos, foi receber sua carteira de identidade, que já estava pronta. “Meu documento antigo estava gasto. O atendimento foi rápido e só precisei voltar hoje para buscar. Não houve dificuldade”.