O novo sistema de medição eletrônica implantado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado (Sedir), chegou aos 18 Escritórios Regionais (ER) da Bahia e está agilizando os pagamentos das medições de obras realizadas nas zonas rurais. Desde que foi implantado, em marco de 2010, já realizou mais de 400 medições no estado.

A iniciativa permite visualizar melhor os prazos de contrato, garantindo economia com papel e transporte e empreendendo, sobretudo, uma atuação mais eficaz da empresa. Este ano, os últimos ER a receber a implantação do sistema foram os de Santa Maria da Vitória, Irecê, Barreiras, Seabra e Macaúbas.

As cisternas domiciliares, construídas pela CAR em 407 municípios da Bahia, e que beneficiam centenas de famílias de pequenos produtores rurais, estão entre as obras que ganharam mais rapidez na liberação de pagamentos com a implantação da medição eletrônica.

Para o técnico da Subcoordenação de Acompanhamento e Avaliação (Scav) da CAR, Antonio Maurício Berenguer, a implantação da medição eletrônica é um ganho para a execução dos projetos, proporcionando mais rapidez nos processos e evitando atrasos ou até mesmo uma parada nas obras.

“Após a medição, o documento é enviado para a sede da CAR, e se não houver problemas o pagamento poderá, em breve, ser autorizado até no mesmo dia, consolidando-se como um processo contínuo, sem interrupções”, explica Berenguer. O pagamento, que antes levava até 40 dias para ser liberado, passou a ser feito em cinco dias, viabilizando o fluxo nos escritórios e acelerando procedimentos como supervisão, digitalização de documentos, visualização de prazos de contrato, convênios e atas de eleição.

Empenho

Por intermédio da medição eletrônica é possível também realizar a análise e emitir o parecer sobre as obras da CAR. A iniciativa conta com o empenho de 200 profissionais, entre técnicos da CAR, de campo, da Scav e do setor de informática, além de engenheiros de obra, fiscais e diretores. Nessa ação, foram instalados scanners nos escritórios, disponibilizado o manual de operação do sistema e entregue os pendrives para os fiscais/diretores, viabilizando a execução e supervisão dos projetos da CAR em diversas cidades baianas.