Alho, cebola, pimentão, orégano e cominho são velhos conhecidos da culinária baiana e que não podem faltar no filé à milanesa e no arroz de pressão preparados pela soteropolitana Márcia Alcântara, 39 anos. Os dois pratos estão entre as 52 receitas publicadas por 20 profissionais domésticas no livro "A Arte da Boa Mesa", lançado nesta quarta-feira (7), na unidade central do Sinebahia, em Salvador, com a presença de coautoras, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.

Segundo Márcia, moradora do bairro da Liberdade, ter dois pratos no editorial deve aumentar a clientela. "É um reconhecimento profissional. Uma motivação ter a receita publicada".

Com mais de 30 anos dedicados à preparação dos mais diferentes cardápios, Maria Lúcia Santos Oliveira, 63 anos, disse que o reconhecimento vem num momento oportuno. "Estou vivendo a melhor fase da minha vida. Estou muito feliz. Tenho bons clientes".

Profissionais autônomas de Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Juazeiro também tiveram as receitas publicadas no livro. As 20 trabalhadoras que participaram da elaboração de "A Arte da Boa Mesa" estão entre os 700 profissionais registrados no Atendimento ao Trabalhador Autônomo do Sinebahia, serviço de intermediação de mão de obra, voltado a quem atua como diarista. Além das cozinheiras, o serviço conta com profissionais, a exemplo de passadeiras, eletricistas, encanadores, piscineiros, jardineiros, pintores, marceneiros, entre outros, aptos a atender os 37 mil clientes cadastrados no órgão.

Para Fátima Mendonça, "são profissionais que todos nós precisamos no dia a dia e que temos disponíveis aqui nessa central, inclusive com bons antecedentes".

Nilton Vasconcelos explicou que o trabalho de intermediação de mão de obra autônoma é desenvolvido há 30 anos, antes denominado Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra). "Nosso desafio agora é modernizar esse trabalho com cursos de aprimoramento das atividades, formalizá-los por meio do Programa Empreendedor Individual e oferecer cursos de gestão para que eles saibam administrar a carteira de clientes".

Como se cadastrar

O Estado oferece gratuitamente ações de qualificação para aperfeiçoar a capacidade técnica e comportamental, com informações sobre saúde e segurança no trabalho, uso de produtos e equipamentos de proteção, além de informações previdenciárias. Para usufruir dos serviços oferecidos pelo Sinebahia, basta que os profissionais autônomos compareçam a uma unidade do órgão e façam o cadastro. Mais informações podem ser obtidas no site da Setre.