O governador Jaques Wagner é o convidado do programa Conexão Roberto d’Ávila deste domingo (4), a ser exibido pela TVE Bahia às 21h30. Na entrevista, ele fala da origem de sua família, da influência de seus pais e sobre algumas passagens difíceis vividas antes de chegar à Bahia.

Wagner iniciou sua militância política na PUC do Rio de Janeiro, onde cursou engenharia. Perseguido pelo regime militar, ele foi obrigado a abandonar a faculdade, saindo do Rio, passando por São Paulo e Minas Gerais, até se instalar definitivamente em Salvador, de onde não saiu mais.

Na conversa com o jornalista Roberto d’Ávila, o governador conta sobre as mudanças na Bahia, depois que o grupo de Antonio Carlos Magalhães deixou de dominar o cenário político do estado. Em 2006, o petista derrotou os carlistas na eleição para governador ainda no primeiro turno, o que repetiu quatro anos depois em sua reeleição, conquistando 63% dos votos. Ele comenta também sobre os investimentos nas áreas de saúde, saneamento e moradia e como está enfrentando a questão da segurança pública.

Com larga experiência e considerado um hábil articulador político, Wagner teve três mandatos de deputado federal. Foi no Congresso Nacional que fortaleceu sua liderança no PT, quando o partido ainda era oposição. Depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, ele assumiu funções importantes no governo petista.

No primeiro mandato de Lula, foi ministro do Trabalho e Emprego, secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência e, durante o episódio do ‘mensalão’, atendeu ao chamado do presidente e assumiu a pasta de Relações Institucionais, tendo papel importante na condução da crise. Com essa atuação na linha de frente do governo, ganhou expressão e projeção nacional.

Um dos fundadores do PT, Wagner começou na luta sindical na Bahia. Foi durante um congresso de petroleiros em Salvador que conheceu Lula e colaborou na criação do Partido dos Trabalhadores. Desde então, tem uma relação estreita com Lula.

Por conta da exibição do Conexão Roberto d’Ávila, excepcionalmente não será exibido o TVE Debate, anteriormente programado para o mesmo dia e horário. Toda a programação da TVE Bahia também pode ser conferida pelo portal do Irdeb.