A TVE brinda o espectador, neste fim de ano, com uma série de atrações exclusivas que trazem a marca de qualidade da tevê pública. A música será o carro-chefe da programação de Natal e Réveillon, com a transmissão de shows, concertos, óperas e programas especiais. Mas não faltarão documentários, filmes de ficção, especiais de dança e outras novidades para quem quiser celebrar em alto estilo com a tevê ligada.

A noite de Natal, no próximo sábado (24), começa prestando tributo à mais célebre ópera brasileira. Marcante para muitos por ser a trilha do radiofônico A Voz do Brasil, O Guarani, de autoria do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), com libreto de Antônio Scalvini, vai ao ar em duas partes: a primeira no sábado, às 18h30, e a segunda no domingo (25), no mesmo horário.

No sábado, após o Especial Márcia Castro, que vai ao ar às 20h, serão exibidos o Concerto de Natal Neojiba, às 21h30, e o Concerto Especial – Orquestra Filarmônica de Nova Iorque em Pyongyang (Coreia do Norte), a partir das 23h45.

No domingo, a programação especial começa com a segunda parte da ópera O Guarani, às 18h30, e segue com o Concerto Cameratas de São Bento, às 20h, a ópera O Barbeiro de Sevilha, às 21h, e o longa-metragem Ópera do Malandro, às 23h30.

Ao longo da próxima semana, a TVE exibe outras novidades para o espectador fechar 2011 com o bom gosto de sempre, a exemplo do documentário Samba Riachão (2001), de Jorge Alfredo, prêmio de melhor filme no Festival de Brasília, programas sobre o compositor Assis Valente (1911-1958) e o fotógrafo Pierre Verger (1902-1996), uma série com espetáculos de dança de Deborah Colker, shows de jazz com Regina Carter, Fredy Cole e uma apresentação inédita do Grupo Garagem, a Orquestra de Camaçari, a Filarmônica de Berlim e o filme argentino Tangos, O Exílio de Gardel, de Fernanda Solanas.

Toda a programação da TVE pode ser acompanhada em tempo real pelo portal do Irdeb.