O Balcão Previdenciário, iniciativa da Previdência Estadual, visitará, nestas quinta e sexta-feira (19 e 20), os servidores do Hospital Geral Roberto Santos. O atendimento itinerante irá levar aos servidores da unidade de saúde informações sobre aposentadorias e simulação de benefício, pensão e auxílio-reclusão, tramitação de processos e averbação do tempo de serviço, serviços mais demandados pelo órgão.

A visita será realizada durante o expediente regular do órgão e conta também com a colaboração de representantes da área de Recursos Humanos do hospital. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais ágil a transição do servidor público da ativa para a aposentadoria, assegurando ao funcionalismo o acesso a um direito essencial dos trabalhadores.

Representantes dos órgãos do Estado que tenham interesse em solicitar a visita do balcão podem preencher e enviar à Superintendência de Previdência a ficha de inscrição, documento destinado à adesão das unidades, por intermédio das diretorias gerais. O documento está disponível no Portal do Servidor. Para esclarecimentos, enviar e-mail para suprev.atende@saeb.ba.gov.br ou ligar para 71 3116 5442/5408/5453.

Saldo positivo 

Desde o início de suas atividades, o Balcão Previdenciário já atendeu às secretarias da Administração (Saeb), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Saúde (Sesab), das Relações Institucionais (Serin) e Comunicação (Secom). Casa Civil, Gabinete do Governador, Gabinete do Vice-Governador, Casa Militar e Secretaria de Assuntos Internacionais também receberam a visita do balcão.

O assunto mais procurado foi justamente aposentadoria. Orientação e simulações representaram 57% dos atendimentos prestados. No total, mais de 200 pessoas já receberam atendimento, que classificam o serviço como excelente, auferindo nota 9,6.

As outras demandas envolveram questões relacionadas a abono de permanência (9%), seguido por pensão (6%). Os demais atendimentos incluíram averbação de tempo de serviço, imposto de renda, recadastramento, tramitação de processo. As visitas que já foram realizadas em outros órgãos têm saldo positivo. Em pesquisa realizada pela equipe do balcão, os servidores atendidos destacaram a objetividade na transmissão das informações, além da presteza e do esclarecimento de dúvidas.