O X Congresso Estadual de Radiodifusão Comunitária será realizado nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Itapuã. O evento, que é promovido pela Associação Baiana de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e conta com o apoio e parceria de secretarias e instituições do Governo do Estado, terá como tema central Rádio da Comunidade: direito de todos e financiamento público.

Em entrevista à TV Seplan, veiculada nesta sexta-feira (20), o mestre em comunicação e coordenador executivo da Abraço, Jonicael Cedraz, fala sobre o papel e a relação das rádios comunitárias com a sociedade e com os poderes públicos, além das demandas que poderão se tornar políticas públicas de comunicação.

De acordo com Jonicael, é importante que a rádio comunitária seja um instrumento de comunicação neste novo cenário de convergência tecnológica e mundo digital. Segundo ele, existem hoje mais de quatro mil emissoras comunitárias no país, de baixa potência, utilizadas como veículos privados. A Bahia é o quarto estado com o maior número de rádios comunitárias do país, cerca de 300, e, para Cedraz, também precisa democratizar o espaço da comunicação, na construção de um modelo híbrido, entre a sociedade e o Estado, reduzindo a presença do rádio como mercadoria.

Conteúdos

Jonicael diz ainda que é preciso retomar o que pertence à sociedade, o que está não mão de grupos e instituições privadas, para que uma rádio comunitária possa ser realmente criada pela comunidade, com a população se educando para produzir os conteúdos necessários aos desafios do seu cotidiano.

A TV Seplan é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento que visa dar transparência aos fatos e dados recentes do planejamento no Estado e pretende evitar distorções conceituais, técnicas e analíticas sobre estudos, pesquisas e tendências relacionadas à economia baiana. O canal da TV Seplan está disponível no Youtube e no site da Secretaria do Planejamento.