A redução do número de homicídios na Bahia e o lançamento no estado, nesta quarta-feira (11), do Plano Viver sem Drogas são assuntos destacados pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (10). “Pela primeira vez em 10 anos, vamos ter uma redução do número de homicídios na Bahia”, comemora, acrescentando que “este é o meu objetivo maior, evitar que mais vidas se percam”.

O governador aproveita para falar também do lançamento mundial, na semana passada em Brasília, pela Ford, do EcoSport 2012, produzido na fábrica baiana de Camaçari. “É um marco para a indústria automobilística baiana e brasileira”, afirma. Wagner informa ainda que a Ford vai investir R$ 400 milhões numa nova fábrica de motores na Bahia, que será a primeira do Nordeste, que a partir de 2015 estará produzindo 210 mil unidades por ano.

Ele destaca também a entrega de casas populares, de obras de pavimentação de ruas e de estradas e do atendimento do programa Saúde em Movimento em cidades do interior do estado e deseja uma boa semana aos baianos, com muita paz e alegria na caminhada até a Colina Sagrada, durante a Lavagem do Bonfim. “Quero dizer a todos que estamos aqui prontos para dedicar mais um ano de trabalho para a população baiana”.

Prevenção

No programa, Jaques Wagner destaca o trabalho da equipe de segurança pela redução da criminalidade no estado e se refere especialmente ao lançamento do Plano Viver sem Drogas, como um conjunto de ações na área da prevenção, do acolhimento e do combate às quadrilhas do tráfico. Ele enfatiza que 60 a 70% dos homicídios são ligados diretamente ao uso e tráfico de drogas e ressalta o empenho dos órgãos estaduais a ação dos traficantres.

“Temos tido vitórias importantes”, diz, reconhecendo que a briga contra a marginalidade não é fácil, mas que ao lado do governo federal, “vamos intensificar os esforços dentro do Plano Viver sem Drogas para acolher e proteger a nossa juventude e combater aqueles que querem viver do tráfico e da marginalidade”.

Durante o programa, o governador fala de viagens ao interior do estado, informando que esteve na semana passada em Coronel João Sá, onde entregou casas populares a 100 famílias, além de cisternas e obras de pavimentação de ruas. No sábado passado ele visitou os municípios de Wanderley e Cotegipe, a mais de 800 quilômetros da capital, onde inaugurou obras de pavimentação de duas estradas.

Por último, ele agradece a recepção do povo de Campo Formoso, onde acompanhou, no domingo, as ações do programa Saúde em Movimento, que realizou no município mais de 5 mil consultas e 1.200 operação de cataratas. “Devolver a visão às pessoas, principalmente aos mais humildes, é algo que me alegra e me orgulha muito”, diz ele, acrescentando que, segundo os próprios médicos, essa ação baiana é o maior programa de saúde oftalmológica do Brasil.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.