O Cinema do Museu de Arte Moderna (MAM-BA) recebe o Festival Internacional DOTMOV a partir desta quarta-feira (18). Os 11 vídeos que compõem a mostra foram escolhidos de um total de 208 trabalhos de diferentes países e serão exibidos no museu às 15h30 e às 17h30.

Após passar por países como Japão, China, Inglaterra, Austrália e Índia, o DOTMOV 2011 finaliza sua edição no Brasil apresentando nove vídeos japoneses e dois alemães. O festival teve início em 1º de novembro do ano passado e passou por mais de dez museus e galerias de arte japonesas. No MAM-BA, o público poderá conferir a mostra de vídeos digitais até 12 de fevereiro.

A revista japonesa Shift, que promove o festival, disponibiliza todos os trabalhos que integram esta edição do DOTMOV pela internet. A mostra é realizada com o objetivo de descobrir novos talentos do cinema digital, oferecendo a possibilidade de divulgação de seus trabalhos por meio de exibições em diversas cidades do mundo.

Com a primeira edição em 2004, o responsável pelo festival, Taketo Oguchi, firma que o projeto curatorial visa selecionar, anualmente, vídeos experimentais e conceituais. Uma diferença, contudo, é que no primeiro ano os idealizadores receberam filmes em videotape, enquanto em 2011 todos chegaram em DVD. A difusão também se ampliou, pois agora a organização utiliza serviços como Youtube e outras redes sociais.