A partir do próximo domingo (5), o bairro do Candeal recebe as apresentações das palhaças do grupo ‘Nariz de Cogumelo’. Retornando à Praça El Milagro com as sessões gratuitas do espetáculo ‘É das palhaças que eles gostam mais’, as palhaças ‘Floricota’, ‘Furabolo’, ‘Calçolina’ e ‘Fuscalina’ se juntam aos músicos Diogo Flórez e Pedro Vieira para a temporada ‘Invadindo Candeal’, que vai até o dia 11 de março, sempre aos domingos, às 17h.

A volta acontece após o sucesso de público em 2011, durante temporada Invadindo a Cidade, que passou por quatro bairros de Salvador. “Fizemos o espetáculo em Itapuã, Fazenda Coutos, Itapagipe e no Candeal. A apresentação na Praça El Milagro foi tão marcante que decidimos que precisávamos voltar”, explica a integrante da trupe, Larissa Uerba, conhecida como a palhaça ‘Furabolo Tobogã’.

O projeto foi contemplado pelo edital Demanda Espontânea 2011 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). ‘É das palhaças que eles gostam mais’ foi o primeiro espetáculo do grupo Nariz de Cogumelo, que desde o final de 2006 pesquisa o universo do palhaço.

A peça apresenta releituras de números clássicos de palhaço através da feminilidade bem-humorada, da sedução irônica e da ousadia debochada presente somente nas mulheres-palhaças. Na apresentação, quatro palhaças vestidas apenas com toalhas entram em cena e convidam os espectadores a descobrirem o universo das mulheres-palhaças e o que as tornam tão especiais.

‘É das palhaças que eles gostam mais’ estreou no Pátio do MAM-BA em 2009 e foi contemplado com os prêmios Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo e Artes Cênicas na Rua para circulação em seis cidades da Chapada Diamantina e apresentações em quatro bairros de Salvador. Estima-se que mais de sete mil pessoas já assistiram ao espetáculo.