Para quem visita Salvador durante o verão – a estação mais quente do ano -, o que não vai faltar é diversão, principalmente no Pelourinho. Uma programação diversificada, que inclui música e outras atrações culturais, promete dinamizar ainda mais o turismo local. É o projeto ‘Todos Verão Pelô’, lançado nesta quinta-feira (19) no Largo Tereza Batista, que por quase um mês vai agitar o Centro Histórico da capital baiana. Toda a programação é gratuita.

Shows das bandas Samba D’Jú e Cabeça de Nós Todos e seus convidados, Márcia Short, Buk Jones, Ana Mametto e Cândida Borges, animaram quem foi conferir de perto a primeira noite do evento. A cultura baiana também foi destaque do projeto, com a reprodução da tradicional Lavagem de Irará.

Valorizar a cultura 

O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e da Diretoria de Museus (Dimus). A realização é da Expo Eventos, com patrocínio da AmBev, através do Fazcultura.

De acordo com o produtor executivo do evento, André Reis, durante o ‘Todos Verão Pelô’, que acontecerá até o dia 12 de fevereiro,além da capital, manifestações culturais do interior, como a Zapiapunga, de Cairu, os mascarados, de Maragogipe, e o Samba de Roda, de Serrinha, também vão invadir as ruas do Pelourinho.

“Esse projeto tem como principal objetivo dinamizar a visitação de turistas e dos próprios soteropolitanos ao Pelourinho e fazer com que a cultura local seja reconhecida e valorizada”, disse Reis. Entre os estilos musicais que prometem esquentar as noites do Centro Histórico estão o chorinho, jazz, reggae e samba.

Programação infantil 

A iniciativa contempla, ainda, uma programação específica para as crianças, com o desenvolvimento de diversas atividades infantis, incluindo a utilização de brinquedos eletrônicos. Estas ações acontecerão sempre aos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Solar Ferrão.

“A festa está muito animada. O Pelourinho está cada dia melhor com estas atrações de primeira qualidade. É bom ter opções à noite”, disse a designer Elce Souza, 20 anos.

Além da parte artística, o projeto prevê a instalação de dezenas de totens em bares, restaurantes e museus do Centro Histórico. Os totens serão bilíngües – português e inglês – e conterão informações sobre o projeto e a programação completa do evento.

Revitalização 

A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, informou que o Governo do Estado está promovendo diversas ações culturais no Pelourinho. Segundo ela, esses eventos também fazem parte da revitalização do Centro Histórico. Além do projeto ‘Todos Verão Pelô’, os ensaios também seguem animando as noites do Pelô.

Nesta sexta-feira (20), quem faz a festa é o Muzenza, no Largo Tereza Batista, Batifun, com Edson Gomes, no Largo Pedro Archanjo, e Os Negões, no Quincas Berro D’Água. Ao longo da semana, a festa continua com ensaios do Cortejo Afro e Òkanbí.

Clique aqui e confira a programação completa.