As comunidades rurais de 21 municípios do semiárido baiano estão sendo beneficiados pela limpeza e ampliação de 135 aguadas, serviço que está sendo executado pela Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Mais de 10,3 mil horas de trator serão utilizadas para o serviço, que beneficiará 74 mil pessoas. Os investimentos, que ultrapassam R$ 1,29 milhão, possibilitarão, neste período de chuvas no sertão baiano, o armazenamento de água para consumo na zona rural.

Os municípios beneficiados são Abaíra, Andorinha, Araci, Barrocas, Cansanção, Conceição do Coité, Cordeiros, Ibipitanga, Ichu, Itiúba, Lafaiete Coutinho, Malhada de Pedras, Marcionílio Souza, Monte Santo, Pintadas, Queimadas, Retirolândia, Senhor do Bonfim, Serrinha, Tanhaçu e Teofilândia.

O coordenador estadual de Defesa Civil, Salvador Brito, informou que, ainda como ação emergencial contra os efeitos da estiagem, o Governo do Estado, por meio da Cordec, investiu cerca de R$ 1,4 milhão para realizar 18 mil abastecimentos de água através de carros-pipa em 59 municípios em situação de emergência por conta da seca. Mais de 200 mil pessoas foram atendidas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Carlos Brasileiro, ressalta a importância destas ações emergenciais para as famílias que passam pelo problema momentâneo nos períodos de estiagem. Ele lembra, no entanto, que outras ações vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia no sentido de garantir o acesso contínuo à água em todas as regiões do estado, por meio de programas como o Água para Todos. Ele cita como exemplo o Projeto Cisternas, que visa garantir o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a famílias rurais do semiárido, em duas modalidades, a cisterna de consumo e a de produção.