Os moradores do povoado de Caiçara, no município de Capim Grosso, estão em festa com a chegada da casa de farinha inaugurada nesta terça-feira (17). A unidade foi construída através da Associação Comunitária Caiçarense, com recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no valor de R$ 167 mil. Cerca de 1.050 pessoas serão beneficiadas, direta e indiretamente.

Durante a inauguração, o secretário da Sedir, Wilson Brito, anunciou mais investimentos para a região. “As localidades de Capim Grosso e Quixabeira serão beneficiadas com a construção de cisternas”, assegurou. No total, serão 104 cisternas, cujos recursos serão repassados às associações comunitárias de pequenos produtores rurais dos municípios atendidos.

Na oportunidade, foi entregue ao presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Capim Grosso, José Cardoso, o edital para abertura do processo licitatório para construção de uma indústria de laticínio, no valor de R$ 624 mil.

Casa de farinha

“Uma casa de farinha que serve de modelo para a toda a região de Capim Grosso”. Foi assim que Brito avaliou a obra. “O empreendimento tem ótimas instalações e é composta por forno elétrico, prensa, roçador, descascador, moinho e tanques”, disse o secretário.

O evento teve a participação também do superintendente da CAR, Dernival Oliveira, do coordenador de programas da Sedir, Atahualpa Durão Costa , do representante da CAR em Jacobina, Paulo Martins, além de prefeitos da região e lideranças locais.

Para o presidente da Associação Comunitária Caiçarense, Edmilson Jesus da Silva (Nito), essa foi uma grande conquista para o município. “A casa de farinha vai gerar mais emprego e renda para a região, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias”, afirmou.

Senhor do Bonfim

No mesmo dia, o secretário esteve no município de Senhor do Bonfim para o lançamento do edital de licitação para a construção de uma unidade de beneficiamento de laticínio no local, no valor de R$ 654 mil. A obra está prevista para ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2012.