Dois distritos do município de Jaguarari, no norte da Bahia, comemoraram no fim de semana o recebimento de novos investimentos do governo, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Na sexta-feira (13), uma quadra poliesportiva foi inaugurada em Juacema. Com cerca de quatro mil habitantes, foi o primeiro distrito a receber um equipamento esportivo. No sábado, o distrito de Flamengo, onde moram 1.400 pessoas, foi anunciado como o primeiro da Bahia a ganhar uma pista de atletismo oficial. O convênio já foi assinado e as obras devem começar em breve.

“A escolha do local para a construção da pista de atletismo se deu devido ao desenvolvimento do programa esportivo do treinador Ferreirinha, que toca a Escolinha do Flamengo, beneficiando crianças e adolescentes. Um bom exemplo é que parte da delegação baiana das últimas Olimpíadas Escolares da categoria infantil foi formada por jovens oriundos do projeto, que também contempla o futsal e vem revelando talentos”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, que esteve no local no sábado para conhecer a equipe de atletas mirins.

O projeto, que começou com o futsal, tem hoje como base o atletismo. “Todas as crianças começam no futsal, mas seleciono algumas para o atletismo, de acordo com a vocação. Hoje temos vários destaques na equipe. Um deles é Lucinelma, seis anos, que tem tudo para ser uma campeã. Nenhuma criança da região corre mais que ela. Até entre os garotos ela está na frente. Quer ver?”, disse Ferreirinha.

Lucinelma já exibe postura de atleta, corre posicionando os braços corretamente, controlando a respiração, parecendo gente grande. Embora tímida, a menina fez questão de ressaltar que ainda não perdeu pra ninguém em Jaguarari. “Ninguém ganha de mim. Minha mãe diz que sou muito boa e que um dia vou ser uma campeã de verdade. Esse é o meu sonho e, quando a nova pista chegar, quero correr muito e muito”.

Educar para transformar 

Além de revelar talentos, o foco da Escolinha do Flamengo é educar. A vida de vários jovens já foi transformada através do esporte no local. Aos 20 anos, Lucas de Jesus (Chiquinho) declarou ter visto sua vida ser completamente mudada depois do atletismo.

“Meu pai bebia muito e era muito agressivo com minha mãe. Eu não suportava aquela situação, não me alimentava normalmente e não estava bem na escola. Só procurava confusão. Quando comecei a correr, me disseram que tinha potencial, o que me animou muito, pois logo na minha primeira prova consegui a prata. Resolvi me dedicar mais, e a cada dia fui adquirindo melhores resultados. Em 2010, levei o bronze na Corrida da Independência, em Salvador, e também fui terceiro colocado nos Jogos Pernambucanos, em Recife. Antes disso, nunca tinha saído da minha cidade. Agora viajo, levo dinheiro pra minha família sempre que ganho prêmios nas provas, e ainda tenho uma nova moradia no Flamengo, junto com outros atletas e o professor, onde me alimento melhor, posso treinar tranquilamente e organizar minha vida de estudante. Estou muito satisfeito, e, se Deus quiser, minha próxima conquista será o campeonato baiano”, explicou Chiquinho.

Assim que a quadra poliesportiva do distrito de Juacema foi inaugurada, as crianças já estavam correndo e brincando com a bola no novo equipamento.

“Sem dúvida, essa quadra é de grande importância para manter os jovens longe das drogas e proporcionar lazer para a população, como um todo”, destacou o presidente da Associação de Moradores de Juacema, José Milton.