Nesta quarta-feira (25), o estádio Roberto Santos, também conhecido como Pituaçu, que é administrado pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), completou três anos desde a reinauguração, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2009. Naquele dia, os torcedores baianos lotaram a praça esportiva para assistir ao duelo entre Bahia e Ipitanga pelo campeonato baiano. Nesta mesma data, três anos depois, o Bahia volta ao campo, também pelo campeonato baiano, para enfrentar a equipe Juazeirense.

Nestes três anos, o estádio de Pituaçu vem recebendo jogos de futebol, shows musicais, projetos sociais e programações religiosas, totalizando um público de quase dois milhões de pessoas – 1.966.953 – em 141 eventos, com uma média de 13.920 pessoas por evento. Foram 126 jogos oficiais, com um público geral de 1.659.553 pessoas e uma média de 13.171 pessoas presentes por partida.

Entre os grandes eventos que aconteceram no estádio neste período está a partida entre Brasil e Chile, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que levou 30 mil pessoas às arquibancadas em 2009. Eram mais de 20 anos sem que a capital baiana recebesse um jogo oficial da seleção.

O estádio virou referência em todo o país. Durante esse período, a qualidade do gramado do estádio segue sendo exaltada. Em 2010, inclusive, foi escolhido como o melhor gramado entre os utilizados no brasileiro da série B, em pesquisa realizada pelo canal de TV por assinatura Sportv com os capitães dos 20 clubes da competição.