Nesta sexta-feira (20), foi inaugurada, em Jaguarari, distante 409 quilômetros de Salvador, a 95ª quadra poliesportiva construída desde 2007 na Bahia em parceria do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com os municípios. Além disso, outras três quadras foram reformadas e 70 estão em processo de construção em todo o estado. Desta vez, a população do povoado de Catuni foi beneficiada e a solenidade de inauguração contou com a presença de centenas de pessoas. Em seguida, o equipamento foi utilizado pela primeira vez em uma partida de futsal entre equipes de garotos da comunidade.

Para o garoto Claudionor dos Santos Ferreira, de 11 anos, a satisfação de jogar pela primeira vez em uma quadra na sua comunidade era muito grande. “Eu jogava no campinho e já ganhei três medalhas em torneios da escolinha, mas agora estou achando que vai ser bem mais legal competir na quadra”, revela. Quem também não escondia a alegria era o morador de Catuni, Ademário Rodrigues da Silva. “Este equipamento chegou na hora certa e será bem aproveitado por todos da região, inclusive meus filhos e sobrinhos”, comemora.

“Na semana passada, inauguramos uma quadra no povoado de Juacema e assinamos para construção de uma pista de atletismo no distrito de Flamengo. Isto tudo é uma parceria do Governo do Estado, da diretoria da Sudesb, e da prefeitura local, visando proporcionar à juventude baiana algo a mais, melhorando seu futuro, enfrentando as drogas e a violência com a inclusão social. Com mais esta quadra, as crianças e os jovens poderão praticar atividades esportivas no contraturno escolar”, disse o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares.

Investimento em infraestrutura

A falta de equipamentos esportivos de qualidade sempre foi uma das maiores queixas dos praticantes de esporte na Bahia. O Governo do Estado vem tentando reduzir essa carência com um número expressivo de obras. São 104 equipamentos construídos e outros 17 reformados em todo o estado desde 2007, entre quadras poliesportivas, piscinas, estádios, campos de futebol, pistas de skate, praças de convivência e ginásios, além de 81 em processo de construção.

Seis piscinas semiolímpicas já foram construídas, em Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Miguel Calmon, Guanambi, Irecê e Correntina. Outras estão sendo construídas em Serrinha, Lauro de Freitas, e mais duas em Salvador, sendo uma delas olímpica.