A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) disponibilizou, em 2011, R$ 363 milhões em financiamentos, perfazendo um total de 19 mil operações de crédito, permitindo que as empresas que contrataram linhas de crédito gerassem riquezas da ordem de R$ 718,7 milhões. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (25), pelo secretário da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), Carlos Martins, que preside o Conselho de Administração da Desenbahia (CAD), e pelo presidente da agência de fomento, Luiz Alberto Petitinga, durante entrevista coletiva à imprensa concedida na sede da Desenbahia, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, a recuperação de créditos foi de R$ 35,3 milhões e a liberação de microcrédito, R$ 36,4 milhões. O lucro líquido passou de R$ 23 milhões, o que representa uma variação positiva de quase 50% se comparado aos R$ 15,7 milhões de 2010. “Este ano devemos continuar com uma forte aderência com fomento também às empresas que chegam, às já instaladas e aos empreendedores individuais”, disse Petitinga.

Inclusão social

De acordo com o secretário Carlos Martins, a atuação da agência esteve focada no apoio às políticas de inclusão social e geração de emprego e renda, com prioridade para as micro, pequenas e médias empresas e também para os empreendedores autônomos e pequenos negócios instalados no interior do estado.

“A Desenbahia é a mais importante agência de fomento do Norte-Nordeste. Os dados demonstram o papel em prol do desenvolvimento sustentável que é realizado na Bahia. Os municípios do interior ampliaram a participação nas linhas de crédito da agência”, observou Martins.

Somente para cidades localizadas fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram liberados, no ano passado, R$ 143,8 milhões. O valor é 44,7% superior ao liberado em 2010. Deste volume, R$ 61,7 milhões foram direcionados aos municípios do semiárido baiano. “Queremos estar mais presentes nos municípios que mais necessitam do microcrédito”, destacou Luiz Alberto.

O setor industrial foi responsável por contrair R$ 37 milhões em financiamentos. Também foram liberados R$ 114 milhões para as prefeituras a serem utilizados nos trabalhos de coleta de lixo e compra de maquinários para manutenção de vias nas sedes municipais e zonas rurais das cidades.

O Planejamento estratégico da Desenbahia (2012-2015) pretende, já no primeiro ano, expandir a atuação no estado e chegar a 205 municípios com expectativa de liberar R$ 446 milhões em financiamentos. Atividades ligadas à produção de energia eólica e ao setor sucroalcooleiro também devem ser contempladas.

Postos de atendimento

Em 2011 os programas Protáxi e Transporte Escolar concederam R$ 39,2 milhões e permitiram a renovação de parte da frota de taxis e peruas. Há quase 25 anos, Maria Ermelinda Meireles da Cunha transporta estudantes na região da Pituba e Costa Azul, na capital baiana. Com financiamento da agência ela pôde substituir a antiga van, que já tinha quatro anos uso, por um modelo semelhante semi-novo. “A Desenbahia financia até 70% do veículo. Temos 60 meses para pagar, com três meses de carência após a liberação do financiamento. Ou seja, podemos respirar”.

Atualmente a Desenbahia tem 160 postos de microcrédito na Bahia com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). Além dos postos e da sede da agência em Salvador, o chefe da Central de Relacionamento com Clientes, Marcelo Gentil, informa que os interessados nas linhas de crédito podem solicitar financiamentos por meio do site da agência ou pelos telefones (71) 3103-1001 ou 0800 285 1624 (ligação gratuita), de 2ª a 6ª feira das 10h às 16h.