O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) inicia, na próxima segunda-feira (9), a fiscalização do comércio de material escolar para coibir abusos na venda dos produtos ao consumidor. A Operação Volta às Aulas será realizada até o dia 20 deste mês e acontecerá em estabelecimentos da capital e do interior do estado.

Os técnicos do Instituto irão visitar os estabelecimentos comerciais e recolher tintas, cadernos, colas, papéis, dentre outros produtos, para que sejam analisados em seus laboratórios. Durante a Operação, o Ibametro verifica se a quantidade do produto informada no rótulo corresponde efetivamente ao conteúdo adquirido pelo consumidor.

No caso de reprovação do produto, será emitido um auto de infração e o fabricante tem prazo de dez dias para apresentar a defesa. Havendo suspeita de qualquer irregularidade, com relação à quantidade do produto ou informações contidas no rótulo, o consumidor deve ligar para o ‘Disque Ibametro’, pelo telefone 0800-0711888, e fazer a denúncia. A ligação é gratuita.