A lista dos 952 aposentados oriundos da Secretaria da Educação (SEC) que não compareceram para o recadastramento junto à Previdência Estadual pode ser acessada no Portal do Servidor. A falta de regularização de dados cadastrais junto à Previdência Estadual provocou a suspensão do pagamento dos benefícios de servidores inativos neste mês de janeiro.

O pagamento da aposentadoria será reativado a partir do comparecimento a uma das 37 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). O último chamado para o recadastramento de 2011 teve como prazo final o dia 23 de novembro e foi direcionado a 2.010 aposentados da SEC que ainda não haviam realizado o procedimento. Após isso, uma nova notificação foi encaminhada à residência dos faltosos, levando 1.058 servidores ao recadastramento até o dia 18 deste mês, garantindo o recebimento de seus benefícios.

O recadastramento é coordenado pela Secretaria da Administração (Saeb) e tem o objetivo de atualizar os dados dos inativos, além de coibir fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.372 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 60,4 milhões aos cofres públicos.

Para atualizar seus dados junto ao órgão, os aposentados devem apresentar a carteira de identidade ou de habilitação, CPF, comprovante de residência e contracheque, atualizados e originais. No Portal do Servidor também estão disponíveis todos os endereços e telefones das unidades descentralizadas de atendimento da Previdência Estadual, que estão lotadas nos postos SAC e Pontos Cidadão, ou ainda na sede da Previdência Estadual, no bairro de Brotas.

O procedimento também pode ser realizado com hora marcada. Esse serviço está disponível nas unidades do Brotascenter e do Shopping Paralela, mediante agendamento pelos telefones (71) 3116-5437 e 3116-5440, para o primeiro estabelecimento, e pelo 0800-071-5353, para o segundo.

Procuração para representantes 

Os aposentados impossibilitados de se locomover ou ausentes do domicílio podem ser representados através de procuração. Já os inativos que moram fora do estado podem se recadastrar por meio do envio, através dos Correios ou outro serviço de postagem, da documentação exigida à Superintendência de Previdência.

O envelope contendo os documentos deve conter a palavra ‘RECADASTRAMENTO’ e ser endereçado à Avenida Dom João VI, n° 1.050, 2° piso, Brotascenter, bairro de Brotas, Salvador – Bahia, CEP 40.290-900. Em caso de dúvida, os pensionistas podem contatar a Suprev (71) 3116-5434/5437/5440) ou e-mail suprev.atende@saeb.ba.gov.br